Notícias P4:




Acesso a Saúde: Menos por Mais

[05/09/2017]

Embora a informação e o empoderamento do paciente tenham aumentado o acesso a tratamentos de saúde, infelizmente a tendência de curto e médio prazo é que o paciente Brasileiro tenha Menos acesso e pague Mais por isso.

A retomada lenta da economia, os novos patamares de custos e lucratividade sobrecarregam o sistema privado e a conta virá para o paciente. Empresas estão diminuindo a cobertura de seus Planos de Saúde. Menos hospitais e menos laboratórios sendo oferecidos, menos reembolso.

Com a regulamentação imposta aos Planos de Saúde Suplementar, desapareceram do Mercado grande parte dos Planos Individuais e mais de 90% dos Planos são corporativos, dependem de um empregador. Os Planos por Adesão foram umas das soluções para atender a demanda reprimida. Será que os Planos populares, em discussão, irão aumentar o acesso ou somente dividir o mesmo bolo ?

Outra iniciativa de aumento ao acesso foram as Clinicas Populares, que abocanharam parte dos pacientes do Sistema privado que ficaram desempregados com a última crise. Embora seja mais uma opção, as Clinicas Populares atendem somente pequena parte da demanda das consultas nas grandes cidades, mas ainda não resolvem as doenças crônicas e o alto custo, que mais oneram o sistema.

Como sempre, vamos nos adaptar a nova realidade, que vai mudar a dinâmica do mercado de saúde mais uma vez. O Paciente e seu acesso a Saúde ainda não são o centro da discussão. Caminhamos para o Menos por Mais e não para o Mais por Menos. Precisamos mudar urgente.